blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Perigos
18/12/2016
Os perigos das empilhadeiras
As empilhadeiras são veículos muito grandes e fortes, usados para mover produtos de um ponto a outro, podendo mover um produto que normalmente seria inacessível às pessoas, dentro e fora de prateleiras. Há perigos sérios envolvendo empilhadeiras que podem causar lesão ao operador e àqueles que se encontram ao redor dele.
Colisões
O risco principal das empilhadeiras são as colisões, que podem ser causadas por um erro do operador ao calcular mal uma curva ou porque não viu um colega de trabalho, outra empilhadeira ou um conjunto de prateleiras. As colisões são muito perigosas devido ao peso da empilhadeira, que pode esmagar uma pessoa. Se outra empilhadeira for golpeada, o perigo está na parada repentina e no dano potencial aos braços. Uma unidade de prateleiras pode cair se for atingida com força suficiente por uma empilhadeira. As cargas podem ser derramadas durante as colisões, causando a queda de produtos, o que pode ser muito perigoso.
Estabiidade
Todo operador de empilhadeira aprende sobre o triângulo de estabilidade. Para aumentar a estabilidade, ele tenta manter a carga dentro desse triângulo. Uma carga instável tem uma chance mais alta de cair. Isso é um perigo para os que estão ao seu redor e, além disso, custa dinheiro à companhia, que terá de substitui-la.
Virar
Uma empilhadeira tem uma tendência a virar. Se a carga for pesada demais ou se a for sustentada a uma altura muito grande ou muito longe dos braços da empilhadeira, ela pode virar. Se o mastro for deixado na posição alta e a empilhadeira passar por baixo de uma prateleira ou outra barreira, ele pode prender e ela virará, podendo machucar o operador e outras pessoas próximas.