blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Manutenção

18/12/2016

Manutenção para freios de empilhadeiras

O sistema de frenagem, composto por freios hidráulicos com lonas e tambor, merecem atenção especial na hora da manutenção de empilhadeiras, seja o de serviço ou o de estacionamento.

Os cuidados com a manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, ajudam o sistema a atuar adequadamente, sem causar travamento das rodas, arraste de pneus e sem provocar acidentes.

Acionado por pedal e comando por fluido hidráulico, o freio de serviço faz a empilhadeira parar os movimentos. Já o freio de estacionamento é acionado por alavanca manual e conduzido mecanicamente por cabo e possibilita a parada em terrenos planos e inclinados, quando o operador estaciona o equipamento.

“Os componentes do sistema de frenagem – sapata, cilindros, pinça, retentor, jogo de reparos e tambor, bem como o nível do fluido de freio – devem ser revisados, constantemente para garantir a vida útil e o funcionamento adequado da frenagem,”, comenta o supervisor da TVH-Dinamica.

Ambos os freios são fundamentais durante a operação e devem estar em boas condições porque, muitas vezes, durante os deslocamentos são necessários frenagens emergenciais para evitar o encontro da empilhadeira com pessoas ou outros equipamentos. “Diariamente, deve ser verificado se há vazamentos”.