blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Segurança
10/10/2018
Principais EPIs para operar empilhadeiras
Você costuma usar todas as EPIs para operar empilhadeiras? É difícil manter o bem estar dos seus colaboradores? Este artigo foi elaborado para quem deseja saber mais sobre tudo isso!
Se você atua no ramo logístico, deve saber que, ao operar empilhadeiras, o operador fica exposto a diversos perigos como o tombamento provocado pelo excesso de carga, manobras arriscadas ou obstáculos.
Além disso, sabe que podem ocorrer colisões, quedas causadas pela ausência do cinto de segurança ou até atropelamentos, devido à falta de sinalização ou perda do controle do equipamento, por exemplo.
É por isso que o uso EPIs para operar empilhadeiras garante a integridade dos colaboradores e evita que eles se machuquem em acidentes de trabalho.
Para conhecer as principais EPIs que a sua equipe precisa utilizar ao operar empilhadeiras, continue acompanhando!
Itens de sinalização e acessórios obrigatórios
Nas operações logísticas, os colaboradores devem utilizar determinados equipamentos para estarem protegidos e conseguir realizar o trabalho sem acidentes. Saiba quais são os EPIs para operar empilhadeiras:
Capacete — protege a cabeça do colaborador, quando estiver operando a empilhadeira;
Óculos de segurança — evita a poeira e outras partículas que podem afetar a visão e causar acidentes;
Cinto de segurança — garante que o operador não seja esmagado pela empilhadeira no caso do maquinário tombar;
Protetor Auricular — preserva a audição do colaborador e aumenta sua atenção, pois, elimina a incidência de ruídos;
Luvas — evita que as mãos sejam machucadas durante trabalhos manuais, como a arrumação das cargas, manuseio de itens ou transferência de paletes;
Protetor de Lombar — proporciona conforto ao realizar esforços repetitivos, pois, se trata de uma cinta, cuja função é diminuir a tensão na coluna lombar;
Botas com biqueira de ferro — protege os pés em caso de quedas de materiais, evita cortes e perfurações e tem função isolante no caso de descargas elétricas.
EPIs para operar empilhadeiras não podem ser ignorados!
Quando se trata de empilhadeiras, para manter a segurança é importantíssimo seguir adequadamente todas as recomendações, principalmente para preservar a saúde e bem-estar dos colaboradores.
Acidentes de trabalho podem ocorrer tanto por parte do operador quanto por parte dos pedestres. Como as causas são diversas, estar preparado e com as EPIs para operar empilhadeiras é indispensável.
Além disso, a comunicação com os colegas também ajuda a evitar que problemas ocorram e o operador pode usar o próprio sistema de luzes e sons da máquina.