blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Instruções
09/05/2018
Como determinar a capacidade ideal para sua empilhadeira
Ao usar qualquer equipamento, um dos aspectos que necessitam atenção especial é o quanto ele está de acordo com as necessidades do seu dia a dia. Por isso, adquirir uma empilhadeira significa também saber a sua capacidade ideal.
Observar esse detalhe é de suma importância para as atividades de sua empresa. Afinal, ao ultrapassar os limites do equipamento, uma série de problemas podem ocorrer.
Por exemplo, além de danos à empilhadeira, os seus usuários poderão ficar expostos a riscos constantes, com acidentes que podem até ser graves ou fatais.
Mesmo que tenha havido uma evolução na fabricação das máquinas, esse item não pode passar despercebido.
Saiba a partir de agora como determinar a capacidade ideal de uma empilhadeira e otimize o seu trabalho.
Como determinar a capacidade ideal da empilhadeira
Ao verificar os limites de seu equipamento, você precisa estar atento aos seguintes fatores:
- Capacidade de carga padrão;
- Capacidade de carga levando em conta peso, altura e condições da carga;
- Avaliação do centro da gravidade.
A seguir, veja mais detalhes de cada um deles.
Capacidade de carga padrão
Verificar este item é bem simples: basta ler as informações que constam em uma placa que está no equipamento. Por isso, é fundamental que ela esteja sempre afixada à empilhadeira e não seja alterada.
Normalmente, é fácil encontrar essa placa, pois ela fica localizada em um lugar bem visível, para que seja percebida de maneira fácil e rápida pelo seu operador. Em hipótese alguma se pode ultrapassar os limites informados no objeto.
Lembrando que uma empilhadeira média pode levantar e transportar até 4 mil libras de maneira segura. Porém, esse número pode variar. Cabe ao operador observar isso constantemente.
Capacidade de carga levando em conta peso, altura e condições da carga
Para avaliar isso, o ideal é questionar o peso total da carga, bem como sua altura e fatores especiais, tais como mudança de local ou se existe alguma forma específica, como uma inclinação.
Para saber mais sobre isso, olhando a mesma placa, é possível ter informações nesse sentido. Você poderá achar o CG (centro de gravidade) da carga e o da altura e, onde eles se cruzarem, define-se o limite de carga a ser levado na empilhadeira.
Nunca se deve colocar peso do outro lado para fazer o contrapeso. Isso desobedece as regras de segurança e expõe os usuários da máquina a riscos. Saiba agora como avaliar o CG.
Avaliação do centro da gravidade
O CG é muito importante para determinar a capacidade ideal de uma empilhadeira. Isso porque ele pode variar de acordo com a posição da carga. Por exemplo: em caso de inclinações de peso para a frente, o CG também de deslocará para essa direção.
Para se ter uma ideia, uma empilhadeira pode perder 50% de sua capacidade nessas variações. Por essa razão, é importante saber o CG em todas as situações.