blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Curiosidades

26/07/2017

Pneus de empilhadeiras

Os pneus são uma das partes mais importantes de uma empilhadeira. Eles são a única parte deste veículo destinada a tocar o chão. Em vista desse fato, os pneus foram projetados para fornecer tração e suportar o peso do veículo.  Além disso eles são os primeiros a absorver os impactos das imperfeições do piso.

Nessa matéria você vai conhecer os principais tipos de pneus para empilhadeiras à combustão.

Pneus pneumáticos

Como o nome já diz são pneus cheios de ar. 

Como a empilhadeira normalmente não tem suspensão, a camada de ar do pneu pneumático funciona com um absorvedor das imperfeições, buracos, pequenos desníveis, etc. dos pisos.

Assim , além de proporcionar um conforto maior para o operador eles protegem mais a empilhadeira contra as vibrações e trancos oriundos das imperfeições dos pisos.

Por outro lado, como todo pneu pneumático, precisam ser calibrados de vez em quando, furam.

Como a pressão do pneu de empilhadeira é alta, de 100 a 125 psi, você precisa de um bom compressor para calibrar ou encher. E um bom macaco para levantar a empilhadeira quando for fazer a troca. 

São mais baratos que os pneus maciços.

Pneus maciços ou superelásticos

Sao pneus feitos de borracha sólida. Duram mais, não furam e não precisam ser calibrados.

Por outro lado, transmitem à empilhadeira (e ao operador) toda imperfeição do piso.

Pisos muito abrasivos trarão um desgaste intenso para esse tipo de pneu. 

Mas em caso de pisos bons, lisos, esse aspecto passa a ser irrelevante. 

Em diversos tipos de pisos a borracha deixa uma marca preta no piso. Para clientes que não querem conviver com essas marcas foi desenvolvido um tipo especial de pneu maciço, o pneu maciço branco não manchante. Esse pneu, como o nome diz, não deixa marcas no piso.

Outros tipos de pneus

Existe outros tipos de pneus bem menos utilizados, por exemplo o Cushion, bastante compacto. No entanto para usar esse tipo de pneu a empilhadeira toda precisa ser especial, também chamada "Cushion". Sendo a empilhadeira Cushion mais compacta, a distância ao solo também é menor. Portanto ela só pode ser utilizada em solos perfeitamente planos e lisos, normalmente só encontrados em áreas internas de fábricas bastante sofisticadas. 

Empilhadeiras elétrica dos tipos patolada e retrátil não usam pneus, mas sim rodas com um revestimento de poliuretano. 

Empilhadeiras elétricas do tipo contra-balanceada usam os mesmo pneus das empilhadeiras à combustão.

Se você usa a empilhadeira em área externa com piso irregular, ou em área interna mas seu piso tem imperfeições, buracos, pequenos desníveis, etc. você deve usar o pneu pneumático. O pneu vai absorver parte dos "trancos" dando mais conforto para o operador e protegendo o equipamento das vibrações e trancos. E se o piso for plano mas muito abrasivo, você precisará usar pneu pneumáticos também pois o maciço não vai durar.

Por outro lado se o seu piso é liso, não abrasivo, você pode usar tanto o pneu pneumático quanto o maciço. O pneumático é mais barato, porém o maciço vai proporcionar uma vida útil mais longa e não trará os inconvenientes de calibragem, troca, etc. 

Se no entanto seu piso tem objetos cortantes ou perfurantes que podem furar o pneu pneumático, independente do tipo do piso, considere usar um pneu maciço.