blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Dicas

13/10/2021

Tenha segurança na operação de empilhadeiras em condições de chuva ou umidade

Umidade e chuva deixam a operação de empilhadeiras mais difícil, principalmente quando operadas em ambientes externos. Saiba como conduzir o equipamento nessas condições.

Operar empilhadeiras exige treinamento e prática, onde o operador saiba como movimentá-la em segurança, nas diversas condições as quais os depósitos podem de apresentar.

Algumas situações, no entanto, tornam o trajeto mais desafiador e, neste quesito, tempo chuvoso e umidade são condições em que é preciso redobrar o cuidado na hora da movimentação do veículo.

Siga a leitura e saiba como conduzir, em segurança, quando as superfícies estão molhadas.

Bom proveito!

Quais são os desafios que aparecem em dias de chuva e umidade

Essa é uma dificuldade que afeta tanto quem trabalha em ambientes externos quanto internos e representa perigo se não houver cuidado adequado. Dentre eles, problemas de frenagem, atropelamentos, perigos ao conduzir em velocidade elevada e outros.

Neste quesito, profissionais bem treinados e conscientes das possíveis intercorrências são fundamentais para garantir um bom fluxo de trabalho e evitar acidentes. Confira a seguir, fatores de atenção para esses dias cinzentos.

Baixa visibilidade

Em função da chuva, os vidros ficam mais embaçados, as condições de luz natural reduzidas e, visivelmente, as transições ficam comprometidas. Por isso, é preciso redobrar a atenção com pedestres e outros equipamentos que possam surgir pelo trajeto.

Operadores afetados

Quando os profissionais se expõem à chuva e frio, por estarem desconfortáveis, podem ter seu raciocínio rápido afetado. Por isso, nesses casos, todos devem estar com uniformes adequados, de acordo com as condições climáticas.

Condições diferentes para transitar em declives

Treinamento é fundamental e deve incluir a prática em circunstâncias controladas, como operar em rampas e declives com piso molhado. Isso evita que o operador seja pego de surpresa e aumenta sua capacidade de resposta ao inesperado.

Mudanças na integridade do piso

Deslocar-se de um piso seco para o úmido, ou ao contrário, pode ocasionar a perda de controle da empilhadeira. Em condições de mau tempo, a velocidade de operação deve ser baixa e controlada.

Equipamentos sempre em dia

Em climas úmidos, alguns componentes precisam de mais atenção, como as baterias e tanques de propano, ou aqueles que têm muito desgaste. Além disso, equipamentos com a manutenção em dia evitam problemas em qualquer condição de tempo.