blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Manutenção
10/02/2021
Máquinas quebrando constantemente: entenda a possível causa e como resolver
Sabemos que empilhadeiras são equipamentos fundamentais nas empresas, auxiliando diretamente na logística do trabalho, organização e transporte dos produtos. Por serem máquinas pesadas, necessitam de alguns cuidados especiais, tanto por parte das manutenções, quanto por operadores, para que o equipamento não ofereça nenhum risco a quem trabalha diretamente com o mesmo, e para que tenha uma vida útil longa, mesmo quando usado frequentemente.
O que causa a quebra frequente de empilhadeiras?
Por vezes, no dia a dia, as empilhadeiras são usadas de forma inadequada, causando grandes acidentes e danos à máquina. Quando uma máquina estraga, pode gerar alguns transtornos para a empresa, como o atraso de produção ou aumento da carga horária dos funcionários e, para evitar esse tipo de problema, é importante que seja feita a manutenção preventiva, para que qualquer defeito seja observado precocemente.
Além do uso inadequado, existem outros diversos fatores que podem ocasionar problemas nas máquinas. Levando isso em consideração, é fundamental que os operadores também estejam atentos a qualquer sinal que aconteça na sua utilização, todos os dias. Acompanhe quais são os mais frequentes:
Ambiente mal sinalizado
Quando a sinalização não é boa o suficiente, pode ocasionar acidentes, como tombamentos ou queda de materiais nas empilhadeiras. Tudo isso prejudica o funcionamento do equipamento, causando uma série de danos como desgaste de peças, de sinalizadores ou até quebra da máquina como um todo.
Motor
Problemas com motores sem força também são comuns e fazem com que a empilhadeira tenha sua capacidade de carga reduzida. Quando persistem por muito tempo geram prejuízos, uma vez que vão desgastando as estruturas internas da empilhadeira. A situação pode levar à total quebra do equipamento, fazendo com que você precise adquirir um novo para substituí-lo.
Falta de freios
Neste caso, além de ocasionar um prejuízo ao proprietário, aumenta muito o risco de acidentes, se tornando perigoso para o operador da máquina e também para as pessoas que trabalham por perto.
Baterias
A bateria das empilhadeiras, chamada de bateria tracionária, pode sofrer desgastes e com isso diminuir a produtividade do equipamento. Quando isso acontece, a bateria acaba sendo carregada mais seguidamente e, consequentemente, o tempo de uso da própria máquina diminui, atrapalhando a produção.
Problemas nos “garfos”
Quando ocorre um problema no empenamento dos garfos da empilhadeira, a movimentação de cargas fica seriamente prejudicada, pois impede que a carga seja levada corretamente.
Como prevenir a quebra desses equipamentos?
Como citado anteriormente, a manutenção preventiva é a maior aliada aos cuidados das empilhadeiras, evitando que a quebra ocorra com frequência por conta de mau uso das mesmas, ou até mesmo por questões técnicas. Outro ponto importante e que normalmente não é levado em conta é a lavagem. Ela é muito importante, assim como todas as outras etapas da manutenção.
A limpeza evita diversos defeitos no equipamento e, nas partes móveis, é importante para as partículas abrasivas não permitirem o desgaste das correntes, deslizantes, buchas, pinos e mangueiras.
Por isso, é extremamente recomendado que as empilhadeiras passem por manutenção periodicamente, evitando uma série de prejuízos que a sua empresa pode ter, e, também, para garantir o bom funcionamento das mesmas, fazendo com que o serviço seja muito mais eficaz.