blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Locação

15/04/2020

3 motivos para vender sua empilhadeira velha e alugar uma nova

Por qual motivo você deveria fazer essa troca? Afinal, a empilhadeira velha continua fazendo seu trabalho, embora não no mesmo ritmo de quando ela estava nova em folha, certo? Mas será que esse é mesmo um bom motivo? Certamente não.

Confira 3 motivos para trocar uma empilhadeira velha por uma nova.

1. Custos de manutenção

Você investiu, há algum tempo, neste equipamento que hoje já não serve mais tão bem para suas necessidades. Logo, é natural que haja uma resistência em abrir mão da empilhadeira velha.

Mas, assim como acontece com os carros, empilhadeiras velhas demandam mais manutenção. Suas peças estão mais gastas e, por isso, a vida útil delas é fortemente reduzida. Isso sem falar, é claro, do dinheiro perdido por causa de manutenções emergenciais.

Afinal, quando um equipamento como esse para, o prejuízo é enorme. A produtividade da equipe cai, as entregas atrasam e todo o setor de logística pode ser paralisado em um efeito dominó.

Se ainda assim houver um imprevisto, não há motivos para preocupação. Os custos de manutenção da empilhadeira – ou até mesmo a troca do equipamento, para evitar atrasos na linha de produção – são arcados pela empresa locadora.

É mais barato, eficiente e prático!

2. Acidentes

Já aconteceu algum acidente com empilhadeiras em sua empresa? Em alguns casos, parece inexplicável. Mesmo com a manutenção em dia e com um operador altamente capacitado, alguém se machucou. O que pode ter acontecido?

O problema pode estar nos itens de segurança. Esses equipamentos obrigatórios também podem sofrer desgaste com o tempo, e mesmo as manutenções preventivas mais minuciosas não conseguem identificar.

É o caso, só para citar um exemplo, do alarme de ré. Ele pode estar funcionando perfeitamente durante o check-list do operador, no início do turno, mas falhar durante o trabalho.

As empilhadeiras alugadas passam por um extenso processo de checagem para garantir que os itens de segurança estejam em perfeitas condições de uso.

3. Custo de oportunidade

Já vimos que, em empilhadeiras velhas, os ganhos de produtividade podem ser perdidos para a necessidade de manutenção constante, se transformando em um custo fixo desnecessário. Uma alternativa seria comprar uma empilhadeira nova, mas isso implicaria também em enormes custos de oportunidade.

Ao invés de imobilizar o ativo da empresa, é melhor utilizar esse recurso em investimentos nas atividades-fim da companhia ou mesmo em investimentos financeiros que gerem lucro.

Por uma fração do valor de compra de uma empilhadeira, você pode ter um equipamento novo e liberdade para realizar investimentos mais significativos para o crescimento do negócio.