blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Venda

25/03/2020

Passo a passo para comprar sua empilhadeira

A decisão de comprar uma empilhadeira, ou mesmo uma frota, pode gerar muitas dúvidas a respeito dos parâmetros para a escolha. É uma compra de valor considerável que deve ser certeira e segura.

Para auxiliá-lo nesse processo, criamos este passo a passo com cinco itens essenciais para orientar sua escolha. A resposta a eles dará um norte para a compra da empilhadeira ideal para o seu negócio.

Boa leitura e bom aprendizado.

1. Propósito de uso

Existem diversos modelos de empilhadeiras que executam tarefas diferentes em ambientes abertos e fechados. A escolha por um modelo vai levar em consideração as condições de operação, uma vez que os itens necessários para o uso das empilhadeiras podem variar.

Por exemplo, em ambientes fechados, como galpões, se recomendam as empilhadeiras elétricas, que não emitem gases poluentes (que podem causar acidentes sérios); se o terreno da operação não for nivelado, os tipos de pneus mudam; o local da operação vai determinar a altura máxima da empilhadeira; entre outras variáveis.

Cada empilhadeira é desenvolvida para um fim específico, então a escolha do modelo adequado deve atentar para o seu propósito de uso.

2. Peso da carga

A capacidade nominal de uma empilhadeira — o peso que ela é capaz de erguer — é uma das principais informações para escolha do modelo. Esse dado direcionará para empilhadeiras compatíveis com a capacidade de carga do negócio do comprador.

Essa informação é dada pelo fabricante e deve ser respeitada tanto para dar eficiência para a operação de movimentação de carga quanto segurança para os trabalhadores.

3. Tecnologia e opcionais

Empilhadeiras têm uma função específica de elevar cargas, mas como isso é feito conta muito na hora de comprar sua empilhadeira. Elas são máquinas modernas e sofisticadas, que podem facilitar o trabalho do operador, agilizar a movimentação da carga e diminuir as chances de acidentes de trabalho, por exemplo.

Se isso importa para o seu negócio, é possível comprar uma empilhadeira com comandos eletrônicos, com alavancas leves e o programação de altura para a operação. Painéis de LCD, luzes e alertas de segurança, direção elétrica e tantos outros opcionais que fazem partes das empilhadeiras modernas.

4. Peças e Manutenção

As preocupações não são apenas na hora de comprar sua empilhadeira, mas também para mantê-la. Aumentar a vida útil é uma estratégia de custo x benefício que começa no momento da aquisição. Daí a importância de considerar peças de reposição e a manutenção da máquina.

Como sempre repetimos aqui, empilhadeira parada é prejuízo; empilhadeira operando é receita. Por isso, é necessário planejar a manutenção, que deve ter empresas com técnicos treinados e peças de reposição sempre disponíveis no mercado. Investigar esse ponto é fundamental na hora de comprar sua empilhadeira. 

5. Garantia

O preço considerável de uma empilhadeira deve apontar para a garantia do bem adquirido. A legislação determina que as marcas deem garantia de fábrica para a empilhadeira e seus acessórios. Como isso é obrigatório, o que vai contar mesmo é o pós-venda.

Escolha um fabricante sério para comprar sua empilhadeira, uma empresa que tenha compromisso com o seu negócio e com os equipamentos que desenvolve. Procure saber como é o atendimento, a extensão da garantia e os procedimentos em caso de algum problema.

Observando os itens acima, você vai esclarecer suas principais dúvidas na hora de comprar sua empilhadeira e fará uma aquisição segura e estratégica para o seu negócio.