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RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Curiosidades

19/04/2017

Porque as rodas traseiras das empilhadeiras são menores que as rodas dianteiras?

De um modo geral, todas as empilhadeiras com capacidades de carga entre 1.500 a 5.500Kg, possuem os pneus traseiros menores do que os pneus dianteiros.

Esta estrutura de fabricação se deve a divisão do esforço exercido nas rodas dianteiras e traseiras.

A roda traseira sempre terá o mesmo peso máximo, que é a somatória do contrapeso e (entre aspas) “a metade do peso total da empilhadeira” (chassis, motor, transmissão, etc.).

Desta forma, os fabricantes dimensionam os pneus traseiros para suportar este peso máximo. Lembrando que este peso suportado pelos pneus traseiros se torna menor à medida que o operador pega uma carga e eleva a mesma.

No caso dos pneus dianteiros, o esforço que ele sofre é a somatória (entre aspas) “da metade do peso total da empilhadeira” + a torre da empilhadeira + a carga que está sendo elevada. Desta forma, teremos vários tipos de esforço sobre os pneus dianteiros e sendo assim, precisam ser maiores. Outro ponto importante é a elevação da torre, pois quanto mais alta estiver a carga, maior o esforço nos pneus dianteiros contra o solo, e no momento da torre elevada, o esforço também se torna lateral nos pneus, já que os pneus dianteiros são fixos e os traseiro são montados em um eixo que possui articulação.

Existe também a questão da dimensão de construção dos pneus, similar aos automotivos (ex. 175/70 – 14). Neste ponto, os fabricantes preferem utilizar pneus com medidas de fácil comercialização, ou seja, as medidas mais usadas no seguimento de empilhadeiras, visando facilitar a aquisição dos pneus no momento da substituição.