blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Locação

04/12/2019

Conheça todas as vantagens do serviço de locação de empilhadeiras

A decisão de alugar empilhadeiras deve ser resultado de uma análise profunda das necessidades e dimensionamento do negócio. Sem dúvida, a locação de empilhadeiras pode ser viável e vantajosa. E há bons motivos para optar por essa modalidade.

Desde a parte técnica, passando pela operacional até a econômica, o aluguel tem se mostrado uma solução para indústria, armazéns e centros de distribuição. Mas você conhece todas as vantagens da locação de empilhadeiras?

Neste artigo, elencamos os pontos positivos para você analisar e tomar a melhor decisão para a sua empresa. Aproveite a leitura.

Locação de empilhadeiras como solução

É fácil entender a vantagem econômica da locação por conta de sazonalidades. Picos de trabalho, que exigem estrutura extra, podem demandar a locação de empilhadeiras para ajudar na produção em um momento específico, como alta produção por conta de datas especiais. Mas alugar pode ir além disso.

Empresas que movimentam muita carga precisam de uma estrutura compatível com suas operações, e as mudanças nem sempre acompanham o crescimento. Por isso, a flexibilidade que o aluguel permite tem sido vista como uma solução, uma vez que é mais fácil substituir máquinas alugadas do que comprar novas. Daí as vantagens de manter uma frota pertencente a um fornecedor.

São vários os casos de indústrias e operadores logísticos que optaram pela modalidade do aluguel. A partir do dimensionamento do seu negócio e das vantagens econômicas e operacionais, perceberam que ter uma frota de empilhadeiras alugadas, com serviços associados, era a melhor solução.

Principais vantagens

Acompanhamento da demanda – com uma frota alugada, é mais rápido e fácil adicionar empilhadeiras à operação quando necessário, uma vez que já há uma empresa contratada e ciente do dimensionamento técnico. Picos de operação são mais facilmente cobertos por máquinas extras alugadas.

Despesas com manutenção – empilhadeiras alugadas são contratadas em seu estado operacional. Logo, peças de reposição e serviços de manutenção são despesas embutidas no contrato de locação. Não há custos nem trabalhos extras por parte do locatário.

Manutenção simplificada – a depender do contrato, há um mecânico dedicado trabalhando na manutenção da frota de empilhadeiras. Mas é possível também a modalidade de chamados para reparos. Em ambos os casos, o conserto e a reposição de peças são de responsabilidade da empresa contratada, o que diminui o trabalho do contratante.

Reposição facilitada – em uma frota própria, a quebra de uma empilhadeira significa sua parada até a substituição, com impacto nas operações. Com uma frota alugada, a reposição é imediata, com a nova máquina trabalhando enquanto a outra passa pelos devidos reparos. A operação é minimamente impactada.

Dedução do Imposto de Renda – o serviço de locação de empilhadeiras é considerado como despesa operacional para a prestação do serviço. A empresa pode deduzir esses custos do imposto de renda. Esta é uma vantagem interessante para ser explorada na hora de analisar se deve partir para a locação de empilhadeiras. 

Gestão de recursos – a aquisição de frota de empilhadeiras necessita de conhecimentos técnicos e capital disponível. A empresa que opta por frota própria precisa, então, gerenciar um recurso que não faz parte da sua atividade fim. Com o aluguel, ela repassa essa preocupação para o fornecedor e se atém à sua própria operação, sem desviar seu foco de trabalho.