blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Instruções
16/10/2019
Cuidados com empilhadeiras que são indispensáveis
Para diminuir os custos com a manutenção de empilhadeiras, alguns cuidados tornam-se essenciais. Desse modo, eles atuam como um recurso para prolongar a vida útil desses maquinários e como forma de reduzir gastos desnecessários.
Antes de falarmos a respeito dos cuidados com empilhadeiras, é preciso falar sobre os operadores dessas máquinas. Ainda que não seja necessário nível superior para cumprir a tarefa, esse profissional precisa ser submetido a uma série de exames para o exercício da atividade. Portanto, para que sejam cumpridas as regras, ele deve passar por um treinamento. A partir dos conhecimentos adquiridos, o operador será capaz de identificar as possíveis falhas do sistema operacional das empilhadeiras e como proceder diante delas. Por conta desse fator, ele é considerado uma figura muito importante.
Abaixo separamos algumas cautelas que devem ser tomadas para aumentar a vida útil das empilhadeiras.
1. Checagem da máquina
O primeiro ponto da nossa lista de cuidados com empilhadeiras precisa ser feito antes de iniciar o tráfego. A checagem, nesse sentido, consiste em conferir se todos os aparatos necessários estão corretos. Esses, por sua vez, podem ser desde os equipamentos de proteção individual, EPI, até mesmo o estado dos pneus.
Visto que a checagem é feita momentos antes da empilhadeira ser posta em movimento, o operador é o profissional adequado para procedê-la. Apenas com ela é possível confirmar que todos os equipamentos estarão em mãos caso haja algum imprevisto.
2. Temperatura e umidade
Como as empilhadeiras operam em um local onde são depositados os produtos, por vezes a questão da temperatura e umidade pode passar despercebida. Entretanto, para garantir o bom desempenho das empilhadeiras, elas precisam ser consideradas. Um dos cuidados com empilhadeiras que podem ser tomados é evitar que os maquinários sejam expostos ao contraste entre temperaturas. Apenas assim o bom estado dos componentes das empilhadeiras pode ser conservado.
3. Manutenção preventiva
Nosso terceiro ponto sobre os cuidados com empilhadeiras, mas não menos importante que os anteriores, é a manutenção preventiva. Ela, tal qual os outros, previne que a empilhadeira apresente defeitos. Entretanto, para que surta efeitos é fundamental cumprir com os prazos especificados pelo fabricante do material.
Durante a manutenção, são verificados itens das empilhadeiras. Alguns deles são:
- cilindros;
- pneus;
- sistemas de arrefecimento e freio;
- bateria.
4. Qualidade do combustível
Ter atenção ao combustível utilizado também é um dos cuidados com empilhadeiras. Assim como nos carros, o uso de um produto de qualidade para o abastecimento, desempenha melhor performance. Logo, o artefato ideal também é capaz de conceder maior durabilidade e contribui para o consumo eficiente.
5. Tráfego consciente
Em quinto lugar dos cuidados com empilhadeiras, está o tráfego consciente. Ele diz respeito a como é feito o transporte dentro do estoque. Portanto, algumas medidas precisam ser tomadas pelo operador de forma a diminuir o risco de acidentes com as empilhadeiras. Dentre elas, algumas são:
- não trafegar com os garfos erguidos;
- sinalizar no momento certo;
- andar com a torre da empilhadeira inclinada para trás;
- ter atenção à pista.