blog

Categoria

RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras

Curiosidades

03/07/2019

Transpaleteira elétrica, hidráulica e manual: qual a diferença?

A empilhadeira e a transpaleteira são dois itens bastante comuns em operações logísticas de todos os tipos.

Isso porque ambas servem para propósitos parecidos, embora não iguais.

Enquanto a empilhadeira tem como função elevar cargas em grandes ou pequenas alturas, a transpaleteira, ou paleteira, é utilizada como forma de transportar essas cargas de um ponto a outro.

Essa é a principal diferença entre elas, mas não a única.

Enquanto a empilhadeira é composta por diversas partes e peças, além do motor, a paleteira tem uma estrutura mais simples, porém, ainda assim, de extrema importância. Isso a torna um equipamento mais barato e de operação mais fácil.

Ainda assim, é imprescindível que o operador seja qualificado para a função, podendo até mesmo ter se certificado em um curso de operador de empilhadeira.

Também é importante ressaltar que apesar de cumprirem funções semelhantes em alguns aspectos, as empilhadeiras e transpaleteiras não são equivalentes.

Ou seja: em uma operação logística, uma não deve ser substituída pela outra e vice-versa.

Cada uma das máquinas serve para um propósito e ele deve ser respeitado.

Muitas vezes elas cumprem funções de auxílio uma a outra, mas continuam sendo equipamentos diferentes e com diferentes funções.

Além disso, assim como a empilhadeira, a transpaleteira é encontrada em diferentes tipos e modelos.

A escolha entre qual o ideal varia de acordo com a utilização que será dada a ela dentro da operação e também o local onde irá operar.

O mais comum é encontrar a paleteira em depósitos, armazéns, mercados, carga e descarga de caminhões, traslado de paletes em curtas distâncias e apoio em operações de picking.

Transpaleteira manual

É a opção mais barata, mas também a que exige maior esforço físico do operador.

Isso porque ela é totalmente controlada por ele, não possuindo nenhum tipo de mecanismo de movimentação.

Dessa forma, a transpaleteira manual exige um maior nível de capacitação do operador, inclusive para evitar lesões por demasiado esforço.

A maioria das transpaleteiras manuais funciona com o operador caminhando junto ao equipamento, inclusive nas versões hidráulicas.

Transpaleteira manual hidráulica

O funcionamento da transpaleteira manual hidráulica é semelhante ao da manual convencional.

Porém, por possuir um mecanismo hidráulico em sua montagem, ela facilita o trabalho do operador e diminui o esforço realizado para sua operação.

Como já citado, sua operação é feita caminhando com a máquina, e os preços costumam ser parecidos com os das manuais convencionais.

Transpaleteira elétrica

Este é o modelo mais moderno e também o com custo de compra mais elevado.

Ele possui mecanismos parecidos com os das empilhadeiras elétricas, e o esforço do operador para pilotá-la é quase nulo.

A transpaleteira elétrica permite a movimentação do operador caminhando junto ao equipamento ou a bordo dele, o que gera ganhos em conforto e ergonomia.