blog
Categoria
RR Máquinas, Vendas e Manutençãod e Empilhadeiras
Busca
Segurança
13/02/2019
Por que treinar o operador da empilhadeira é tão importante?
Com o avanço da tecnologia, os equipamentos estão cada vez mais modernos e complexos. Este também é o caso das empilhadeiras, projetadas com recursos mais avançados não apenas para aumentar a produtividade nas empresas mas garantir movimentações de cargas precisas, eficientes e seguras.
Ao adquirir ou optar pelo aluguel de uma frota de empilhadeiras, a empresa deve prever treinamentos constantes para seus operadores. Além da necessidade de capacitação específica para o operador, é essencial mantê-lo atualizado sobre as novas tecnologias disponíveis nesses equipamentos. Mais do que isso, treiná-los com relação às boas práticas que podem evitar acidentes sejam com mercadorias, o próprio operador ou com as pessoas que circulam ou trabalham próximas à empilhadeira.
De acordo com a OSHA (Occupation Safety and Heath Administration ou Administração da Saúde e Segurança Operacional), mais de 680 mil acidentes com empilhadeiras acontecem todos os anos. Grande parte deles poderia ser evitada, caso fossem aplicados treinamentos adequados para esses profissionais.
A criação e a realização de um Programa de Treinamentos para Operadores de Empilhadeiras, por exemplo, deveria fazer parte do planejamento anual das empresas. Um deles, sugerido por especialistas, é o de capacitação e certificação do operador. É fundamental que os operadores sejam bem informados sobre as regras de manuseio das empilhadeiras, bem como experientes em práticas adequadas e seguras de movimentações de cargas. Vale lembrar ainda que esse tipo de treinamento precisa ser ministrado por um período maior do que o treinamento inicial, com o intuito de garantir a capacitação completa do profissional.
Outra medida importante que pode ser adotada pelas empresas é determinar que o supervisor ou operadores líderes acompanhem o desempenho dos iniciantes. O treinamento voltado para pedestres também é relevante, para que sejam devidamente instruídos sobre a circulação mais segura sempre que tiverem acesso à área de manobra ou trabalharem próximos às empilhadeiras que, aliás, são consideradas veículos industriais.
Adicionalmente, o supervisor tem um papel importante nesse processo que é o de avaliar se os operadores conseguiram, de fato, reunir conhecimento, experiência e competência para desempenhar a função. É o supervisor que vai determinar onde termina o treinamento inicial do operador e quando ele pode ingressar no treinamento de capacitação. O supervisor deve exercer diariamente as boas práticas no ambiente de trabalho, para que sua equipe as reproduzam no dia a dia operacional.